São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Postos de controle serão reativados

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária afirmou que vai reabrir em 2004 os postos de controle nas fronteiras de São Paulo com outros Estados, que começaram a ser desativados há dois anos. No total, serão reativados 21 postos de controle, segundo o veterinário e assessor técnico do CDA, Paulo Antônio Severo, 53.
De acordo com ele, a abertura pode acontecer a partir de fevereiro ou março deste ano. Haverá dois postos na divisa com o Rio de Janeiro, seis na fronteira com Mato Grosso do Sul, nove na divisa com o Paraná e quatro na fronteira com Minas Gerais, além da possibilidade da abertura de mais um, na cidade de Ituverava, na divisa com Minas.
A fiscalização nas rodovias dentro do Estado é feita pelas chamadas equipes volantes (são 20 no total), e cada uma possui um veterinário, mas a checagem dos veículos que passam de um Estado a outro era feita pelos postos.
O atual secretário estadual da Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, que foi secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento entre 1998 e 2002, disse que, em sua gestão, foi criada uma lei que institui, em lugar do CDA, uma agência de defesa agropecuária, com mais mobilidade para conseguir recursos e contratar profissionais. Segundo ele, a função do veterinário estadual não é "cuidar da vaca alheia", mas checar se o veterinário da propriedade está tomando conta do rebanho corretamente.


Texto Anterior: Outro lado: Secretário pede concurso para fazer contratação
Próximo Texto: Rebanho importado é examinado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.