São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

@ - kdomingue@folhasp.com.br

SEM COMEMORAÇÕES
O consumo per capita de carne de frango registrou novo recorde no ano passado, ao atingir 36,3 quilos, 1,4% acima dos 35,8 quilos estimados para 2005. Apesar do recorde, o setor não tem muito a comemorar, segundo o Avisite. O resultado só foi alcançado devido aos preços baixos e pouco remuneradores praticados pela avicultura, devido à grande oferta de frango.

FALTA DE CONTRATOS
O ponto fraco do setor de mandioca são as oscilações expressivas de preços, ocorridas, em grande parte, pela falta de contratos de garantia de entrega de produto. Para o Cepea, essa situação se agravou ainda mais no ano passado, quando o total de contratos ficou abaixo do de 2005.

PREOCUPAÇÃO
A queda de preços faz com que o setor de mandioca perca competitividade em relação ao de grãos. Isso pode levar a uma oferta menor de matéria-prima, o que preocupa as indústrias. Na primeira quinzena deste ano, as cotações da raiz estão mais elevadas que no mesmo período de 2006, o que já é um sinal de oferta menor, diz o Cepea.

AMARRAS PERIGOSAS
Os entraves colocados pelo governo argentino ao setor de carne bovina fizeram as vendas de gado despencar 11% no ano passado no mercado de Liniers, importante centro de comercialização. Foi negociado apenas 1,9 milhão de cabeças.

ÁREA RECORDE
Dados do governo argentino divulgados nesta semana indicam que a área de soja fica em 16,05 milhões de hectares nesta safra 2006/7, com evolução de 4,7% em relação ao plantado em 2005/6. O desempenho da lavoura é considerado muito bom, segundo informações dos técnicos do governo.

SEM MUDANÇAS
Já a área de trigo deve permanecer em 5,2 milhões de hectares, um espaço semelhante ao da safra de 2005/6. A previsão oficial de produção é de 13,7 milhões de toneladas. Grande parte desse produto virá para o Brasil, devido à queda de produção no país.

ARROZ EM BAIXA
A boa quantidade de arroz nas praças de comercialização no Rio Grande do Sul e as fracas vendas neste mês continuam derrubando o preço do cereal nas cooperativas. O tipo agulhinha foi comercializado a R$ 20,20 ontem, em Itaqui (RS).

APOIO AO LEITE
O Banco do Brasil acaba de aprovar o BB Leite, um programa de apoio à cadeia produtiva de leite com recursos de R$ 2,2 bilhões para 2007. O objetivo é atuar de forma integrada e sistêmica na cadeia leiteira para promover a expansão do segmento.


Texto Anterior: Investimento: Banco do Brasil decide dividir ações na Bolsa
Próximo Texto: Consumo de petróleo por país rico cai após 20 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.