São Paulo, sexta, 20 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TíTULOS
Instituição recomprou RÏ 7,9 bilhões
TCU investiga ação do BC durante crise

da Sucursal de Brasília

O TCU (Tribunal de Contas da União) anunciou que fará auditoria no Banco Central para apurar a recompra de R$ 7,923 bilhões em títulos feita pela instituição durante o auge da crise da Ásia.
A auditoria atende a pedido da Câmara dos Deputados e tem o objetivo de checar se o BC recomprou os títulos para socorrer especuladores.
Os títulos foram recomprados nos dias 30 e 31 de outubro para aliviar problemas que alguns bancos estavam atravessando para fechar o caixa.
Em 28 de outubro, essas instituições haviam feito compras maciças de dólares como forma de se proteger contra uma possível desvalorização da moeda -ou lucrar com ela.
O vencimento dessas operações ocorreu no dia 30, e algumas instituições não tinham reais para pagá-las. Daí os leilões de recompra de títulos promovidos pelo BC, que injetaram recursos no sistema financeiro.
A assessoria de imprensa do B informou que a instituição não irá se manifestar sobre a auditoria.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.