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São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

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FUSÃO NO AR

Cade adia prazo de acordo entre Varig e TAM
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) adiou de ontem para o próximo dia 26 o prazo final para a Varig e a TAM assinarem um acordo que garanta as operações individuais das empresas, caso a joint venture que estudam não se concretize.
A nova data foi fixada pelo Cade e por entidades de defesa da concorrência, como a SDE (Secretaria de Direito Econômico). Eles querem evitar que o atual compartilhamento de vôos em nove rotas da Varig e TAM, iniciado no dia 10, acabe resultando em uma situação na qual o fim do acordo quebre uma ou outra empresa por falta de infra-estrutura.
A decisão do Cade ocorreu apesar de a Varig e a TAM estarem devolvendo aviões para empresas de leasing ou sublocando-os para outras companhias aéreas.
A TAM, por exemplo, alugou dois dos nove Airbus A-330 que utiliza para a China Airlines, de Taiwan. A operação e a manutenção dos aviões serão feitas por trabalhadores da empresa brasileira.
A TAM, que passa a ter 80 aviões para uso próprio, já devolveu cinco Fokker-100 desde o segundo semestre de 2002 e tem outros 16 inativos.
A Varig, por sua vez, está devolvendo à empresa de leasing Gecas seis Boeing 767-200 (que realizam principalmente vôos internacionais) e quatro Boeing 737-500 (que eram usados para vôos para a América do Sul e alguns destinos domésticos).
Para o secretário do Direito Econômico, Daniel Goldberg, a devolução de aviões pela Varig não a impede de voltar a operar sozinha, caso a joint venture não ocorra. "É natural que a Varig corte custos para tornar a empresa mais eficiente", disse Goldberg. (LÁSZLÓ VARGA, DA REPORTAGEM LOCAL)

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