UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUBLICIDADE

Valor do negócio não é revelado, mas, para analistas, nova agência já está entre as cinco maiores do país

Salles D'arcy e Publicis Norton se unem

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde ontem, as agências de publicidade Salles D'arcy e Publicis Norton, duas das maiores do país, respondem pelo mesmo nome: Publicis Salles Norton, empresa que já chega posicionada entre as cinco maiores do setor. O valor do negócio não foi revelado.
A fusão entre as duas agências é consequência direta da aquisição no ano passado da holding BCom3 -controladora da agência D'arcy, dona da Salles D'arcy- pelo grupo francês Publicis, quarto maior em comunicação do mundo, que possui a Publicis Norton.
A nova empresa surge com uma carteira de 46 clientes importantes, entre eles Bradesco, Brasil Telecom, Nestlé e Fundação Roberto Marinho, segundo Paulo Salles, recém-nomeado chairman do Publicis Worldwide, do grupo Publicis, para a América Latina.
Salles D'arcy e Publicis Norton possuíam 28 e 31 clientes no ano passado, e investiram no ano passado respectivamente cerca de R$ 290 milhões e R$ 146 milhões em publicidade em veículos de comunicação, de acordo com a revista Propaganda & Marketing.
Somados, os investimentos em mídia das duas agências superam o da Olgivy, de cerca de R$ 396 milhões em 2002, o que faz a nova empresa ser indicada por alguns analistas como a maior do país. Segundo a Folha apurou, a marca D'arcy está sendo desativada em todo o mundo. No entanto, como a Salles D'arcy é uma agência forte no Brasil, a fusão com a Publicis Norton apareceu como uma solução mais interessante.
O processo de união das duas agências foi complicado. Segundo Salles, as empresas enfrentaram problemas com contas concorrentes, como a da Philips, cliente da Salles, e da Sony, conta da Publicis Worldwide: "Mas aos poucos os conflitos foram resolvidos, e hoje não enfrentamos mais problemas. A conta da Philips, por exemplo, foi assumida pela agência Leo, que é uma agência que pertence ao grupo Publicis mas que é independente da fusão".
O grupo Publicis anunciou também ontem a criação de uma nova agência de publicidade no país, a Salles Chemistri, especializada em varejo. A nova empresa deve cuidar das contas da General Motors, Carrefour e da imobiliária Brascan, dona do shopping center carioca Rio Sul, e está entre as 20 maiores do país.
O momento não é o melhor para o setor publicitário. Segundo analistas, desde os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos houve queda de procura por agências.


Texto Anterior: Fusão no ar: Cade adia prazo de acordo entre Varig e TAM
Próximo Texto: Panorâmica - Negócios: Por US$ 5,7 bi, P&G compra alemã Wella
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.