São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997.

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PECADOS DO CAPITAL
Executivos buscam mais `verniz cultural'

CLÁUDIA PIRES
da Reportagem Local

Ampliar os conhecimentos na área cultural nunca é demais. Com essa mentalidade, cada vez mais empresários e homens de negócios estão buscando cursos ou palestras sobre assuntos diferentes dos abordados durante seus horários de trabalho.
``Acreditamos que essa ampliação de conhecimentos, além de ser fonte de prazer, também auxilia no relacionamento social e profissional da pessoa'', afirma Rita Holcberg, uma das proprietárias da empresa ``Tempo de Arte'', que organiza palestras e seminários em São Paulo.
O maior foco de interesse são os cursos de história da arte, música e culinária. ``Fazer um curso desse é, antes de mais nada, um prazer pessoal. Mas é óbvio que é sempre bom ter outros assuntos sobre os quais conversar'', afirma Joseph Lucky, 47, proprietário de uma empresa de consultoria imobiliária e que se interessa por música.
O gerente de engenharia de redes da IBM, Robson Martins, 40, concorda com ele. Martins já participou de seminários sobre história da arte. ``Gosto de renovar meus conhecimentos. Isso abre portas nos relacionamentos pessoais.''
Para Agnaldo Farias, professor do curso de arquitetura e urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos, o interesse em adquirir conhecimentos gerais está aumentando entre pessoas de diferentes formações.
``Essas pessoas estão buscando ter uma visão globalizada em todos os sentidos'', afirma.
De aluno a professor
O engenheiro mecânico Sérgio Casoy, 47, começou a gostar de ópera há mais de 30 anos.
O interesse gerou muita pesquisa ao longo desses anos. Atualmente, Casoy -que é proprietário de uma metalúrgica- passa os conhecimentos adquiridos por meio de palestras. ``O perfil que buscamos é justamente o de uma pessoa que não tenha grandes conhecimentos sobre o assunto, mas goste de ouvir ópera'', afirma.
Para Casoy, esse tipo de público, antes composto sobretudo por pessoas de classes sociais altas, agora inclui também a classe média, ``que está se dando conta de que adquirir conhecimentos não faz mal nenhum''.

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