São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS/FOLHAINVEST

AÇÕES

Eventual venda da empresa pode beneficiar acionista

Com matriz em crise, Embratel ON passa a ser opção, mas de risco

DA REPORTAGEM LOCAL

A Santos Asset Management fez três alterações na carteira de recomendações para esta semana. Embraer PN, Embratel Participações PN e Eletropaulo Metropolitana PN foram retiradas das "Dicas". No lugar dessas ações, entraram Cesp PN, Celesc PNB e Embratel Participações ON.
Para Eduardo Fornazier, analista da Santos, Cesp PN é indicada por estar depreciada em relação ao seu potencial. "Há tendência de que a tarifa das geradoras se recupere, o que a beneficiará."
A escolha de Celesc PNB se deve ao fato de estar em andamento um acordo entre a empresa e o governo que, a médio prazo, melhorará o perfil da sua dívida.
A indicação de Embratel Participações ON já tem um motivo bem diferente do das demais. A WorldCom, empresa americana que tem o seu controle, passa por graves problemas financeiros.
Existe a possibilidade de que, para fazer caixa, a empresa venda a Embratel. "Se isso acontecer, as ações ON serão beneficiadas. Os seus detentores terão direito a receber pelo menos o equivalente a 80% do valor que for pago aos controladores", diz Fornazier. O analista alerta: "A aposta é de alto risco", por isso recomenda colocar um percentual pequeno da carteira de ações.


As recomendações são de responsabilidade das instituições financeiras

Texto Anterior: Opinião econômica: O neo-ufanismo agrícola
Próximo Texto: Dúvidas: Investir em fundos ou em previdência privada?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.