UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Euro forte faz exportadoras perderem valor

DO ENVIADO A BERLIM

A valorização acentuada do euro em relação ao dólar nos últimos meses está custando alto às empresas européias. As grandes exportadoras perdem valor de mercado e os custos de "hedge" (operação de proteção contra a flutuação de moeda) aumentaram.
"Começamos a sentir impacto nas exportações", disse o vice-ministro alemão das Finanças, Caio Koch-Weser.
O euro já subiu cerca de 10% desde o começo do ano em relação ao dólar. Isso torna os produtos americanos mais baratos, diminuindo a competitividade dos similares europeus.
Uma das causas da valorização é o controle monetário rígido por que passam os países da zona do euro. Tanto que crescem os pedidos para que o BCE (Banco Central Europeu) corte os juros na região, hoje em 2,5% ao ano -contra apenas 1,25% nos EUA. Como isso não parece provável, a expectativa é que o euro siga se valorizando.
Analistas europeus estão recomendando bastante vender ações de firmas européias. Grandes empresas já divulgaram que o euro fortalecido corroeu os ganhos do primeiro trimestre -entre elas, Volkswagen, Bayer, Audi e Aventis.
"O momento da apreciação [da moeda], do ponto de vista dos exportadores, não foi bom", disse, à agência France Presse, o economista Michael Schubert, do Commerzbank.


Texto Anterior: Freio global: Alemanha prevê crescer ainda menos
Próximo Texto: Panorâmica - Trabalho: Emprego com registro cresce menos em 2003
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.