São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

CÂMBIO


Enviado dos EUA à China discutirá yuan
O secretário do Tesouro americano, John Snow, nomeou ontem um enviado especial à China para persuadir o país asiático a valorizar sua moeda em relação ao dólar. O escolhido foi Olin Wethingthon, que era conselheiro de Snow e esteve envolvido na reconstrução do Afeganistão e do Iraque.
O governo do presidente George W. Bush vem pressionando a China há dois anos para que deixe o yuan se valorizar em relação ao dólar. Recentemente, os EUA vêm aumentando o tom das críticas ao país asiático.
A administração Bush também está tendo problemas para controlar os ânimos dos congressistas americanos, que dizem que as importações chinesas, muito baratas, prejudicam os produtores locais.
Anteontem, os Estados Unidos decidiram adotar salvaguardas para mais quatro tipos de produtos têxteis chineses, além das duas categorias já incluídas na semana passada.


Texto Anterior: Opinião econômica - Luiz Carlos Mendonça de Barros: Máquinas e títulos públicos
Próximo Texto: Estados Unidos: Indicadores antecedentes têm 4ª queda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.