São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POBREZA

Órgão interno quer mudanças

Relatório critica gestão de Wolfensohn no Bird

ANDREW BALLS
DO "FINANCIAL TIMES"

O Banco Mundial deveria se concentrar em promover o crescimento econômico, em lugar de políticas sociais, como caminho para a redução da pobreza, afirmou a organização interna de fiscalização da entidade.
O severo relatório do Departamento de Avaliação de Operações do banco, uma unidade independente que analisa os empréstimos realizados pela instituição, critica a ênfase nos gastos com saúde e educação adotada durante os anos de James Wolfensohn à frente da organização.
O relatório pede amplas mudanças na maneira pela qual o banco trabalha, duas semanas antes de Paul Wolfowitz assumir como presidente da instituição.
"O histórico sugere que mais atenção deveria ser dedicada à agenda de crescimento. Simplesmente elevar os gastos no setor social não é suficiente para reduzir a pobreza", disse Ajay Chhiber, diretor interino do departamento encarregado da avaliação.


Tradução de Paulo Migliacci


Texto Anterior: Relações perigosas: Citigroup assume o controle em duas teles
Próximo Texto: Mercado finenceiro: Dólar atinge novo piso após alta dos juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.