São Paulo, quarta, 20 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

França reduz jornada para 35 horas

das agências internacionais

Os deputados franceses aprovaram ontem a lei que reduz a jornada de trabalho de 39 horas para 35 horas semanais.
A redução da jornada é válida a partir do ano 2000 para as empresas com mais de 20 assalariados e, a partir de 2002, para aquelas com menos de 20 funcionários.
A lei é a solução encontrada pelo governo do primeiro-ministro Lionel Jospin para combater o desemprego, hoje em 12,4% da população economicamente ativa. A proposta foi, inclusive, uma promessa eleitoral de Jospin, que chegou ao poder no ano passado.
A maioria dos deputados de esquerda (socialistas, comunistas) aprovou o texto, contra o voto da oposição de direita (liberais).
A previsão do governo é que a diminuição da jornada reduza a taxa de desemprego em 1,2 ponto percentual até o ano 2000 e que crie até 480 mil empregos. Mas o resultado está condicionado à porcentagem do salário que será reduzido de cada trabalhador.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.