São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALTO NO ESCURO

Para órgão, não há como prever antecipação da estação chuvosa na região Sudeste, como fez o Inmet

Inpe critica previsão de chuva mais cedo

ELIANE MENDONÇA
DA FOLHA VALE

O meteorologista Carlos Nobre, coordenador do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), criticou ontem o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) pelas previsões de que a temporada de chuvas pode chegar mais cedo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
Na semana passada, o CPTEC, órgão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgou um relatório informando que não há como prever com exatidão quando começa a temporada chuvosa nas regiões, o que normalmente ocorre em setembro.
Nobre afirmou que o CPTEC faz suas previsões com base no histórico dos cem últimos anos de chuva na região Sudeste.
""Não tenho nenhuma explicação científica que comprove as previsões do Inmet [Instituto Nacional de Meteorologia"", afirmou Nobre ontem. ""Se ele (meteorologista do Inmet) comprovar as previsões, precisa receber um prêmio Nobel."
Para o meteorologista do CPTEC, o Inmet não explica claramente quais são os dados em que se baseia para prever as chuvas antecipadas para agosto.
Segundo ele, a probabilidade de agosto ser um mês muito úmido é de cerca de 10%. Já a de ser pouco chuvoso é maior, de cerca de 20%.
A única explicação do Inmet, segundo ele, é que neste ano as chuvas chegarão antes porque não há influências dos fenômenos El Niño e La Niña sobre o oceano Pacífico. Ele, porém, afirma que o Sudeste é ""pouquíssimo afetado" pelas condições do Pacífico.
""O Sudeste tem chuvas imprevisíveis. Ninguém pode fazer previsões com dois ou três meses de antecedência com um mínimo de certeza de acerto."
Nobre voltou a criticar as previsões otimistas. ""Estão iludindo a população. Isso pode causar a desmobilização das pessoas, que estão empenhadas no racionamento de energia."


Texto Anterior: Empresa anuncia hoje um novo pacote de encomendas de aviões
Próximo Texto: Oferta de energia só se normaliza em 2003, diz Parente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.