São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

VOLTA À GREVE
Os fiscais federais agropecuários prometem voltar à greve na próxima terça-feira. Segundo Ricardo Nascimento, presidente do conselho fiscal da Annfa (associação do setor), eles não foram atendidos no ponto básico das reivindicações: remuneração.

SÓ EM 2008
O governo sinalizou com aumento, mas quer dar reajuste apenas em julho de 2008, diz Nascimento. Os fiscais federais ainda não receberam a proposta oficial. O retorno à greve, se efetivado, preocupa os exportadores.

NOVA QUEDA
Nem os dados de exportações de trigo dos EUA deram sustentação ao preço do produto, que voltou a cair ontem na Bolsa de Chicago.

PAZ NA CIDADE...
A estabilidade social nas cidades passa pelo campo. A redução de problemas como violência e falta de emprego urbanos só ocorrerá com o fim do inchaço rural nas metrópoles. A análise é de Braz Abertini, presidente da Fetaesp.

...PASSA PELO CAMPO
A solução, diz Albertini, é reduzir o fluxo do campo para a cidade, e isso se consegue com uma organização melhor da pequena propriedade. Para ele, é preciso fazer chegar ao pequeno produtor as tecnologias criadas por institutos de pesquisas, o que não ocorre hoje.

DISCUSSÕES
Para fazer a agricultura moderna chegar aos pequenos produtores, a Fetaesp (que reúne os trabalhadores familiares) realiza a Agrifam, feira que discutirá e mostrará as novidades para o segmento. A feira ocorre em Agudos (SP), de 2 a 5 do próximo mês.

RITMO FORTE
O setor de máquinas e equipamentos para agricultura iniciou o ano com 3% de alta nos pedidos em carteira em relação a janeiro de 2006. Ao terminar o primeiro semestre, os pedidos tinham crescido 20% sobre janeiro-junho de 2006.

EXPORTAÇÕES
Os dados são da Abimaq, que informou, ainda, que as exportações das suas associadas somaram US$ 285 milhões no semestre, 19% a mais do que em igual período de 2006. A entidade informou também que as exportações de máquinas e equipamentos para irrigação subiram 57% neste ano, em relação a 2006.

EMPREGO MAIOR
O aumento de pedidos em carteira no setor de máquinas agrícolas elevou o nível de utilização da capacidade instalada para 77%. No início do ano, estava em 66%. O mercado de trabalho, que registrava queda de 1% no nível de emprego em janeiro, em relação a igual período de 2006, mostrou alta de 12% em junho.


Texto Anterior: Energia: Apenas quatro usinas a gás natural participam de leilão
Próximo Texto: FMI culpa protecionismo dos EUA por alta dos alimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.