São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda inicia abate de gado

Paulo Whitaker/Reuters
Vala com gado abatido na fazenda Jangada, em Eldorado, foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul que ameaça as exportações

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ELDORADO

Começou ontem o abate das 3.555 cabeças de gado da fazenda Jangada, no município de Eldorado (448 km de Campo Grande), no sul de MS, onde foi confirmada a existência de animais infectados com febre aftosa.
Segundo a assessoria de imprensa da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), 280 cabeças de gado foram mortas e enterradas ontem na fazenda. Os animais seriam abatidos mesmo que o exame laboratorial desse negativo, pois estavam em local próximo ao local onde da primeira confirmação.
As demais 3.275 cabeças da fazenda Jangada, segundo a Iagro, passarão por um processo de abate sanitário -que consiste em, após matar os animais, analisar a carne dos que não apresentavam sintomas da doença para aproveitá-la para consumo.
O gado abatido a partir de amanhã será levado a um frigorífico, onde será desossado e eviscerado. Os ossos e as vísceras serão destruídos no próprio frigorífico.
A reportagem não conseguiu falar com o administrador da fazenda, Manoel Simões Júnior, que, antes da confirmação do foco, não quis avaliar qual o valor do gado abatido. (SÍLVIA FREIRE)


Texto Anterior: Pecuária: Produtor protesta por indenização
Próximo Texto: Preços: Carne bovina sobe e eleva a inflação em São Paulo, diz Fipe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.