São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

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PANORÂMICA

BEBIDAS


AmBev eleva vendas na América do Norte pela 1ª vez desde compra da Labatt
Pela primeira vez desde que comprou a canadense Labatt, a AmBev registrou elevação no volume de vendas na América do Norte. Foram quatro balancetes seguidos da AmBev com queda na quantidade de produtos vendidos pela Labatt -que sofre pesada concorrência de cervejas de preço baixo, principalmente no Canadá.
A alta no volume comercializado pela AmBev na América do Norte foi de 1,2% no terceiro trimestre do ano em relação a 2004, segundo anúncio da cervejaria ontem. A companhia não divulgou dados sobre receita ou lucro na região. Pelos dados já publicados, a AmBev tem registrado várias quedas na receita líquida com a Labatt, adquirida em 2004.
No último trimestre de 2004, a receita da Ambev na América do Norte caiu 4,6%. Os volumes tiveram retração de 4,5% sobre o ano anterior. Logo depois, no primeiro trimestre de 2005, a AmBev reajustou o preço da cerveja: em janeiro de 2005, o preço de sua marca de maior valor agregado (Lucky Pager) subiu para "proteger o patrimônio da marca e melhorar o ambiente geral dos preços".
Ao final do primeiro trimestre, a receita da Labatt caiu 0,5% e o volume de vendas teve retração de 8%. No segundo trimestre, houve nova redução no volume (-4,4%) e a receita caiu 2,6%.
A companhia já implantou na empresa o chamado Orçamento Zero, a fim de controlar de forma mais rígida as despesas, e alterou também o sistema de remuneração variável dos trabalhadores canadenses.
Dados apresentados também ontem mostram que o volume de vendas de cervejas no Brasil cresceu 3,4% no terceiro trimestre. (DA REPORTAGEM LOCAL)


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