São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Comércio cresce 9,5% até setembro, diz Serasa

O comércio vive um grande momento no país, segundo o Indicador Serasa de Atividade do Comércio que será divulgado na segunda. Entre janeiro e setembro deste ano, o setor acumulou um crescimento de 9,5%, na comparação com o mesmo período de 2006.
As vendas do varejo especializado cresceram ainda mais na temporada. Lojas de artigos como eletroeletrônicos, de veículos, de materiais de construção, entre outros, venderam 12,2% a mais em 2007, até setembro, em relação a 2006.
A comparação com o mês de setembro do ano passado também é positiva. O varejo cresceu 7,7%, e o especializado, 9,7%. O volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas aumentou 5,9%
Em comparação ao mês anterior, no entanto, setembro foi um mês mais fraco, mas esse recuo já era previsto. As vendas do varejo diminuíram 3,1%. No varejo especializado, a queda foi ainda maior, de 5,7%.
Segundo Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa, a retração é explicada pelo "efeito calendário". Agosto tem mais dias que setembro e tem ainda uma data importante, o Dia dos Pais.
Os bons resultados, segundo ele, estão sendo alavancados pelo crédito. "O crédito continua impulsionando as vendas, mas daqui para a frente devemos ter uma variação menor, já que a base do final de 2006 é muito elevada", diz. "Haverá crescimento, mas reduzido."
Para o fim do ano, a expectativa é positiva. Segundo o assessor, o setor deve crescer entre 8% e 9%, um "índice positivo, já que deve ficar acima do PIB". As justificativas são o aumento do emprego formal, da massa salarial, o alongamento do prazo de financiamento e a queda da inadimplência.
"Agora temos que ver o que vai acontecer com o alongamento dos prazos. No curto prazo, o consumidor consegue pagar. A dúvida é se eles vão ou não parar de consumir."

NO AEROPORTO
Dubai, a nova atração do mercado turístico mundial, já começou a agitar os negócios no Brasil. Com a entrada da Emirates Airlines operando vôos de São Paulo, a Agaxtur Turismo passou a receber pedidos do mercado corporativo para grupos de turismo de incentivo. A empresa já fechou quatro grupos para 2008. Segundo Aldo Filho, dono da Agaxtur, Dubai vai ser o destino da moda no futuro. "Nas empresas que eu tenho visitado, todo mundo quer saber", diz. Ele afirma que não é só no turismo de incentivo que o país vai dar negócio. "Dubai pessoa física também." Nesta semana a Agaxtur já mandou seus funcionários para fazer treinamento em Dubai.

NO CHALÉ
Ricky Marcellini, do restaurante Era Uma Vez Um Chalezinho SP, que acaba de abrir o bar Clube Chalezinho SP, deve abrir nova unidade do restaurante em 2008. "Deve ser em SP, nos Jardins", diz ele, que também tem plano para um novo negócio em Belo Horizonte. O Chalezinho lançou receita de verão, o fondue de Kobe Beef, de origem japonesa. "É marketing. A saída deve ser pequena no começo. No Brasil, as pessoas ainda não têm cultura de pagar três vezes mais para comer uma coisa diferente."

BANQUEIRO DO ANO
Henrique Meirelles recebe amanhã, em Washington, o prêmio de banqueiro central do ano da "Euromoney". É a sua quarta premiação internacional no cargo. No mês passado, ele foi eleito o banqueiro central do ano pela "Latin Finance". A "The Banker" e a "Emerging Markets" também premiaram ele e o BC em, respectivamente, 2005 e 2007.

AMAZÔNIA
A Eletronorte está aproveitando a rede de fibra ótica que se estende por 5.900 quilômetros e corta oito Estados da Amazônia Legal para gerar dinheiro com a telecomunicação. A empresa, que faz parte do grupo Eletrobrás, fechou contratos com as operadoras Vivo, Claro, Brasil Telecom e Embratel. O objetivo será alugar a parte da rede que atravessa o Estado do Pará. A companhia de energia elétrica deverá faturar R$ 3 milhões por ano com esse aluguel, enquanto as empresas parceiras deverão economizar por não terem que cabear as imensas distâncias da região Amazônica.

BOBINAS
As recém-concluídas obras de ampliação da ArcelorMittal Tubarão, que consumiram mais de US$ 1,8 bilhão, serão inauguradas ainda em novembro. A companhia deve manter estratégia agressiva de atuação. Com uma capacidade anual de produção de 7,5 milhões de toneladas de aço ao ano, a siderúrgica capixaba já planeja nova expansão. Agora está de olho nas crescentes demandas dos setores automobilístico, de agronegócio, de energia e de bens de capital. A previsão é que, no início de 2009, a produção de bobinas a quente passe dos atuais 2,8 milhões para 4 milhões de toneladas ao ano.

ENCOMENDA
A Embraer entrega no dia 24 o avião número 300 da família de jatos comerciais 170/190. Será um 175 nas cores da Northwest Airlink, dos EUA, companhia aérea que tem 36 pedidos desse modelo e é subsidiária da Northwest Airlines. O marco do 300 foi alcançado em três anos.

DOLCE VITA
A Nestlé ampliará o catálogo da marca Moça, no fim do ano, com o lançamento da linha Top, de coberturas, e com as edições especiais de Leite Moça, Moça Gaúcha, vendida só no RS, e Moça Natal.

VISITA
Hamish McLennan, novo CEO mundial da Y&R, uma das maiores agências de propaganda no mundo, chega ao Brasil, para sua primeira visita, nesta segunda-feira. McLennan comanda o conglomerado com 163 escritórios em 81 países.

EXPERIÊNCIA
Mais de 300 profissionais da AmBev se reúnem neste sábado no encontro Melhores Práticas. O evento tem como objetivo a troca de experiências-modelo entre todas as unidades da cervejaria no país, para a adoção de projetos inovadores em diferentes categorias.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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