São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUIA

Inflação permanece sob controle

Déficit comercial tem queda de 0,7% nos EUA

DA REDAÇÃO

O déficit da balança comercial norte-americana recuou um pouco em setembro, devido a uma queda nas importações, mas o saldo negativo foi o segundo pior da história dos EUA. Já a inflação permanece sob controle no país.
De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, o déficit na balança ficou em US$ 38,03 bilhões. Houve um recuo de 0,7% em relação a agosto, quando houve um salto nas importações e o saldo negativo atingiu seu maior valor histórico.
A maioria dos analistas e o próprio governo esperavam um crescimento do déficit em setembro. Como o saldo negativo foi menor do que o estimado, o crescimento econômico no terceiro trimestre deverá ficar acima da estimativa preliminar, que apontara uma expansão de 3,1%.
O Departamento de Comércio, em suas contas iniciais, havia projetado um aumento do déficit. Como isso não ocorreu, o crescimento entre julho e setembro deve ter ficado em torno de 4%.
Já o índice de preços ao consumidor registrou um aumento de 0,3% no mês passado. De acordo com o Departamento do Trabalho, a alta se deveu ao reajuste nos preços dos combustíveis, em especial da gasolina. No acumulado de 12 meses, o índice ficou em 2%.

Texto Anterior: Vizinho em crise: FMI pede efetivação de promessas
Próximo Texto: Telefonia: Mexicana entra na disputa de celular em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.