São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADOS



Bolsa cai 4,3% após Fed anunciar que não mexeria nas taxas de juros

Nasdaq tem pior desempenho do ano



DA REDAÇÃO

O índice Nasdaq Composite (o principal indicador da nova economia) despencou ontem para o seu pior desempenho do ano em número de pontos.
O índice fechou com queda de 4,3% e encerrou a sessão no patamar dos 2.511 pontos, depois de ter atingido alta de quase 3% durante o dia.
A bomba que assustou os investidores foi a decisão do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) de manter as taxas de juros básicas em 6,5% ao ano.
Muitos investidores acreditavam que o homem mais poderoso do Fed, Alan Greenspan, anunciaria corte nos juros -sinalizando que estaria mais preocupado com o risco de recessão do que com o perigo da alta inflacionária.
O comunicado divulgado pelo Fed, ao final da reunião do Comitê de Mercado Aberto, também não fez menção à tendência de corte dos juros em um futuro próximo.
Isso foi suficiente para inverter a tendência das Bolsas norte-americanas.
A Nasdaq foi a que mais sofreu, pois nela estão concentradas as ações de empresas de informática e novas tecnologias -que representam maior risco, devido ao valor superestimado das ações nela listadas.
O índice Dow Jones (que reúne as ações mais negociadas na Bolsa de Nova York e representa as empresas da velha economia) fechou em queda de 0,57%.

Decisão do Fed
A decisão de manter os juros preserva um dos maiores custos de empréstimo da década no país.
Com taxas relativamente altas, ficam caros os empréstimos pessoais e para empresas.
As taxas de juros estão em 6,5% desde maio, quando a economia dos EUA começou a apresentar os primeiros sinais de desaceleração. No entanto, somente no último bimestre, é que os indícios ficaram nítidos, criando a expectativa de corte nos juros.


Texto Anterior: Opinião econômica - Joaquim Francisco de Carvalho: : Privatizar a Cesp Paraná seria uma injustiça
Próximo Texto: Déficit comercial dos EUA diminui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.