São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Eletrônicos devem crescer 18% em 2007

Os fabricantes de eletroeletrônicos prevêem crescimento de 18% para o setor em 2007. A expectativa foi feita com base na expansão de 13% registrada neste ano em comparação a 2005.
A Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) estima que as vendas de produtos da linha branca subam cerca de 7%, os produtos da linha de imagem e som, em torno de 30%, e os portáteis, em torno de 3%.
Para Paulo Saab, presidente da Eletros, a inflação e a queda na taxa cambial são alguns dos fatores que explicam a boa expectativa de vendas das linhas branca e marrom. O crescimento da massa salarial e os juros em queda também contribuem para a expansão.
Na linha de som e imagem, quem lidera a alta é o DVD, já que os consumidores continuam fazendo a migração da tecnologia anterior -o VHS.
As TVs também podem ajudar. A previsão é que as vendas de televisores cresçam em torno de 10% sobre os cerca de 10 milhões de aparelhos vendidos em 2006.
"O ciclo médio de vida de um aparelho é de dez ou 11 anos. Chegamos ao fim do ciclo iniciado no auge do Plano Real, em 1996, quando foram vendidos 8,5 milhões de televisores", afirma Saab.
Entre outros produtos que deverão puxar mais fortemente a demanda, estão refrigeradores, lavadoras automáticas, fogões, radiogravadores, sistemas de som, ferros de passar roupa e aspiradores.
Já os portáteis devem ter o menor crescimento por conta da concorrência estrangeira.
Sobre os preços dos produtos, Saab diz que considera a situação atual "confortável". Para ele, "se houver escassez em commodities e desequilíbrio entre a capacidade de produção e a demanda", pode ser que haja reajuste nos preços. "Quem vai responder é a lei de mercado."
Segundo Saab, no entanto, já há necessidade de reajuste nos preços. De janeiro a novembro, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe registrou uma alta de 1,49%, enquanto os preços dos eletroeletrônicos no varejo subiram 9,36%. "A indústria tem aberto mão de uma série de necessidades para atender o consumidor."

FILHA DE PEIXE
Filha de Ivan Zurita, presidente da Nestlé, a jovem Daniela Zurita, 27, começa a seguir os passos do pai e, em 2007, pretende entrar com os dois pés no negócio de leilão de animais, uma mania que cresce no Brasil. Ela já atua no marketing da centenária Cachaça do Barão e é sócia do site de revelação de fotos digitais Easyfoto. Daniela, que também responde pelo marketing da Agrozurita, coordenará, em 2007, um concurso de cavalos na Sociedade Hípica Paulista. "No futuro, penso em abrir minha própria empresa, de realização de eventos", diz.

PERFUME DE CRAQUE
Acaba de ser lançado no Brasil o perfume de David Beckham, o Instinct David Beckham. O perfume do meia inglês do Real Madri, que passa a ser distribuído no país pela Passion Perfumes e Cosméticos, tem ingredientes como anis, pimenta vermelha e vetiver do Haiti. O jogador segurou seu corpo contra lesões ou problemas físicos em R$ 418,7 milhões, segundo o britânico "The Times".

DISTRIBUIÇÃO
A Unimed-BH realizou na última semana a distribuição antecipada das sobras de 2006 a seus médicos cooperados, no total de R$ 18 milhões. A proposta foi apresentada e aprovada na maior assembléia geral já realizada na história da cooperativa, com a participação de 1.276 médicos cooperados.

TEST-DRIVE
O Sem Parar/Via Fácil oferece, neste Natal, um test-drive do sistema de pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos, com uso gratuito pelo período de um mês. Durante 30 dias, o usuário não paga taxa de adesão nem manutenção mensal, apenas as tarifas de pedágio e estacionamento que utilizar.

SEGURO
A SulAmérica vai inaugurar seu segundo centro automotivo de superatendimento, batizado de C.A.S.A. Sul- América, em Campinas. A cidade foi escolhida por concentrar um grande número de segurados. A expectativa é atender 80% dos sinistros ocorridos com segurados da rede na cidade paulista já a partir do terceiro mês de funcionamento.

GRÁFICOS
A produção industrial gráfica brasileira sinaliza crescimento de 2,7%, segundo pesquisa da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). A expectativa é que o setor acumule receita de vendas da ordem de R$ 16,27 bilhões em 2006, contra R$ 15,84 bilhões de 2005, que representou 3,71% do total do PIB da indústria de transformação e 0,80% do PIB brasileiro.

NA BALANÇA
Pelo segundo ano consecutivo, os paulistanos pretendem gastar mais com os namorados do que com as próprias mães quando o assunto é o presente de Natal. Sondagem prévia da Fecomercio SP aponta que os namorados só perdem para as crianças na hora de desembolsar o dinheiro destinado às compras de Natal. Eles receberam 23,4% das intenções de presente com maior valor, contra 22% das mães e 28,9% dos filhos, segundo a pesquisa, a ser divulgada pela federação.

DISPUTA
O apetite dos bancos para comprar a folha de pagamento de servidores públicos não diminuiu com a conta salário, como ficou provado ontem, no leilão dos servidores de Santa Catarina. O Bradesco pagou R$ 1.810 por funcionário. O último leilão realizado, antes da conta salário, foi para licitar a folha da Prefeitura do Rio. O Santander Banespa pagou R$ 2.000 por servidor. A conta deverá ser considerada pelo CMN, que se reúne amanhã para discutir se exclui o servidor da conta salário.


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