UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa oferece certificado para produtores

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de certificação PIF (Produção Integrada de Frutas), lançado em novembro passado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) pretende quintuplicar a exportação brasileira de frutas nos próximos quatro anos. Com isso, o Brasil passaria dos atuais US$ 200 milhões anuais para US$ 1 bilhão.
O PIF rastreia todo o processo de produção das frutas e defende o manejo racional do solo e o mínimo de aplicação de insumos prejudiciais ao meio ambiente.
"O mercado internacional, principalmente a União Européia, está cada vez mais exigente. Em pouco tempo, somente frutas com marca de conformidade e com atestado de produção sustentável terão espaço nesses mercados", afirma Alfredo Lobo, diretor do departamento de qualidade do Inmetro.
A próxima safra de maçã - janeiro e março- é a primeira a receber o selo do PIF. Alguns produtores de manga e melão recebem o selo na próxima colheita.

ONDE ENCONTRAR - http://www. inmetro.gov.br/qualidade/prodFrutas.asp


Texto Anterior: Comércio: Exportação de fruta sobe pelo quarto ano
Próximo Texto: Bananas do tipo cavendish e maçã estão ameaçadas de extinção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.