São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário aprova monopólio aéreo se for eficiente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário de Acompanhamento Econômico, José Tavares, afirmou ontem que, se uma eventual fusão TAM/Varig resultar em concentração de mercado, não haverá problema para os órgãos de defesa da concorrência desde que haja um "monopólio eficiente".
"Não tenho nenhum problema com monopólio. Monopólio, desde que seja eficiente e parte dessa eficiência seja transferida à população, maravilha", disse. Na opinião dele, medidas para desconcentrar setores, em geral, provocam ineficiência. "Essa idéia de desconcentrar setores é uma tolice. Eu tenho que estar preocupado com a transparência das condições de concorrência."
Para ele, o compartilhamento de aeronaves -como o que vem sendo feito pela TAM e pela Varig- não pode ser analisado como conduta que tenha como objetivo lesar o consumidor ou os concorrentes.
"Um avião é uma infra-estrutura de transporte. Não tem problema nenhum, em um gasoduto acontece o mesmo."
No fim de 2003, o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, disse que o compartilhamento TAM/Varig dificilmente seria aprovado em caráter definitivo porque prejudicaria o consumidor. (JS)


Texto Anterior: Concorrência: Tarifa de importação de remédio pode cair
Próximo Texto: Panorâmica - Exuberância: China cresce 9,1% em 2003, maior índice em sete anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.