UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Mercado voraz
As vendas brasileiras de soja ao exterior estão com ritmo inusitado. A safra deste ano apenas começou -e vai devagar devido às chuvas- e 45% do volume previsto para ser exportado neste ano já foi comercializado. O Brasil aproveita os bons preços apontados por Chicago.

Os números
Até 15 deste mês, os registros de exportações na Secex já somavam 8,7 milhões de toneladas. A previsão da Abiove (associação das indústrias) é que o país exporte 19,5 milhões de toneladas neste ano. Em 2002, foram 16 milhões de toneladas.

"Mercado invertido"
Há alta também nas vendas de farelo e de óleo, provocadas por uma demanda maior neste primeiro semestre, quando o Brasil tem mais soja para vender. A safra dos EUA só chega em setembro. Os registros de farelo somam 4,8 milhões de toneladas (73% mais do que em 2002), e os de óleo, 742 mil toneladas (mais 35%).

Visita aos cafezais
O colombiano Nestor Osorio, diretor-executivo da Organização Mundial do Café, chega hoje a São Paulo para a festa dos 275 anos do café no Brasil. Em seguida, vai visitar cafezais brasileiros, inclusive os da Bahia.

Embalagens usadas
Aos poucos o brasileiro vai se conscientizando dos perigos que as embalagens vazias de produtos utilizados na agricultura podem trazer à natureza. Só no mês passado, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias retirou 312 toneladas do campo.

"Vamos ouvir"
A indústria de ração se reúne hoje em São Paulo com Ivan Wadekin, da Política Agrícola, "para ouvir do governo o que está sendo feito no setor de milho", produto vital para essa indústria, diz Marcos Haaland, do Sindirações.

Cenário incerto
Haaland diz que o setor de rações vive um cenário incerto. Além dos preços elevados, a oferta de milho não está garantida. "Não sabemos se o abastecimento será de 38 milhões ou de 40 milhões de toneladas", diz ele. Se a avicultura e a suinocultura não tivessem reduzido o ritmo, estaríamos vivendo situação ainda pior, diz.

Commodity dolarizada
Depois que os preços do milho passaram a ter como referência o mercado externo, as indústrias ainda estão aprendendo a conviver com esses novos custos, diz Haaland. O pior, segundo ele, é ser apertado pela alta dos custos e pela queda de demanda, o que não permite repasse de preços.

Curiosidade
A área plantada de soja subiu 690% nos últimos três anos no Uruguai. Neste ano, vai a 70,3 mil hectares, pequena diante dos 18 milhões do Brasil, mas suficiente para mostrar que o cultivo da soja contamina todos os países onde o plantio é possível.

Álcool para a Suíça
Os suíços poderão investir na produção de álcool no Brasil, diz o embaixador da Suíça, Juerg Leutert. O país iniciará a mistura do álcool anidro na gasolina para cumprir as orientações do Protocolo de Kyoto.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Poucos negócios mantêm dólar em R$ 3,61
Próximo Texto: Panorâmica - Produção: Decreto define preço mínimo para o leite
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.