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CONSUMO
Preços voltam a subir nos hipermercados
MAURO ZAFALON
da Redação
As vendas nos supermercados e
hipermercados continuam fracas
em São Paulo, mas em ritmo até
melhor do que as redes previam
para este início de ano. Para alguns empresários do setor, o faturamento real de janeiro, igual ao
do mesmo período de 97, foi uma
surpresa.
A briga acirrada entre as redes, e
centrada mais sobre os produtos
básicos, parece estar diminuindo.
Nesta semana, a pesquisa de preços feita pelo Datafolha mostrou
estabilidade nos supermercados e
alta de 1,56% nos hipermercados.
O reajuste de preços nos hipermercados ocorre após seis semanas contínuas de queda. Omar Assaf, presidente da Associação Paulista de Supermercados, diz que
esse comportamento dos preços
pode indicar uma mudança de foco nas promoções.
Significa dizer que, como o mix é
muito grande nessas redes, as promoções podem estar ocorrendo
em produtos específicos do período de Carnaval e que não estão incluídos na lista das pesquisas de
preços.
Os empresários do setor, no entanto, concordam que a busca pelo consumidor está provocando
uma disputa muito acirrada entre
as redes, principalmente nas grandes. Com isso, o malabarismo das
menores para permanecer vivas
no mercado deve ser ainda maior.
A reversão de tendência nos hipermercados ocorreu devido a aumentos de preços principalmente
nos produtos industriais, segundo
a pesquisa do Datafolha. Os artigos de higiene e de limpeza ficaram 2% mais caros na semana, enquanto os produtos do café da manhã subiram 2,4%.
A pesquisa mostrou, também,
um repasse grande nos preços do
óleo de soja (4,7%) nos hipermercados, o que já tinha ocorrido nos
supermercados. O reajuste de preços nesse produto deve continuar
devido ao forte aumento da soja
nos últimos dois anos.
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