São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil aprova as mudanças nas regras do FMI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo brasileiro comemorou ontem as mudanças anunciadas pelo Fundo Monetário Internacional nos critérios de supervisão das políticas adotadas por seus membros. Na semana passada, o FMI fez a primeira grande revisão nos seus métodos desde 1977.
Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, as mudanças são positivas porque reforçam "a autonomia dos países". "O que nós não podíamos admitir a essa altura do campeonato é que o Fundo Monetário passasse a ter mais ingerência na gestão da política econômica dos países."
Em nota, ele criticou a atuação do FMI com base nas normas de 1977, por atuar de maneira abrangente inclusive no "monitoramento de políticas fiscais, monetárias e financeiras, bem como aspectos estruturais da economia dos países-membros".
Por meio de sua assessoria, o diretor-gerente do FMI, Rodrigo de Rato, disse que as novas regras deixam claro como os países-membros "devem conduzir suas políticas cambiais e esclarecem o que é aceitável para a comunidade internacional e o que não é".


Texto Anterior: Mantega ataca tarifas cobradas pelos bancos
Próximo Texto: Juros do crédito rural podem cair para até 6,5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.