São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ocupação no setor agrícola cresce 6,3%

DA SUCURSAL DO RIO

A boa safra na agricultura, com um aumento de postos de trabalho no campo, puxou a alta de 2,4% na ocupação dos brasileiros entre 1998 e 1999, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Na agricultura, o número de pessoas trabalhando cresceu 6,3%, um ritmo que supera o crescimento dos setores de serviços (2,5%) e de comércio (2,1%).
Essas são as áreas que vêm compensando a estagnação da indústria, que registrou queda de 1,9% no número de postos de trabalho.
Com a alta, o setor agrícola voltou a representar 24,2% da população ocupada, o mesmo nível de 1997, mas ainda abaixo dos 28,3% de 1992.
A construção civil foi o destaque negativo. O fechamento de postos nesse ramo levou a um corte de 4,8%, reduzindo a participação dos operários no total da população ocupada de 7,1% para 6,6%.
O economista Carlos Langoni, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que esse setor, sendo o mais sensível às condições de crédito, sofreu com a alta da taxa de juros no ano passado. "Este ano, mantida a trajetória de queda dos juros, a construção civil pode voltar a empregar", afirma.
A baixa sentida pela construção civil no ano passado interrompeu uma trajetória de crescimento nos três anos anteriores. (FE e IC)



Texto Anterior: Cai número de empregados com registro
Próximo Texto: Opinião econômica - Mailson da Nóbrega: Tentativa de assassínio de caráter
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.