UOL


São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Concentração 1
As exportações continuam concentradas, segundo estudo da AEB (associação do comércio exterior) que será divulgado nesta semana. Das 17.400 empresas que exportam, apenas 709 (4,5%) respondem por 80% das vendas externas.

Concentração 2
Outras 14.387 empresas dividem a pequena fatia de 3,2% do valor exportado pelo país. E 13,3%, ou 2.311 empresas, vendem entre US$ 1 milhão e US$ 10 milhões.

De grão...
Os preços dos materiais de construção não param de subir desde o início do ano, de acordo com o IPV (Índice de Preços no Varejo) da Fecomercio-SP. Na segunda pesquisa de julho, o grupo fechou com alta de 3,03%.

...em grão
No ano, o setor teve a maior variação entre todos os grupos pesquisados: 20,30%. Para os economistas da Fecomercio-SP, as empresas de materiais de construção conseguiram espaço para repassar suas perdas.

Dentro das normas
A Fiesp registra maior interesse das empresas na adoção de normas técnicas para atender às exigências do mercado. Só no primeiro semestre, a federação vendeu 200 normas nacionais e internacionais da ABNT.

No varejo
O presidente da Alshop (associação dos lojistas de shoppings), Nabil Sahyoun, e lideranças do varejo entregam hoje a Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) propostas para ampliação e adequação de linhas de financiamento específicas para o setor.

Na caixa
Desde 1998, o consumo do leite longa vida no Brasil cresceu 37%, segundo dados do LatinPanel. O produto em "caixinha" aumentou sua participação no mercado de 34% para 44%.

E fora da caixa
No mesmo período, o leite pasteurizado registrou queda de 31% no consumo e teve sua fatia de mercado reduzida de 28% para 18%, segundo o LatinPanel.

Benefício na linha
Apenas 9% das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações adotam a previdência privada como um benefício para seus empregados, de acordo com pesquisa da Abeprest (associação do setor). Já 81% concedem seguro de vida.

Com avaliação
Quanto ao desempenho de seus funcionários, 39% fazem avaliações, segundo a Abeprest, e só 22% adotam um programa de participação nos resultados.

Com segurança
As distribuidoras Boa Vista (RR) e Cerj (RJ) e a geradora Paranapanema (SP) serão premiadas pela ABCE (associação de concessionárias de energia elétrica). Entre 60 empresas, elas tiveram as menores taxas de frequência e de gravidade de acidentes combinadas.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Fim do impasse

O governo deveria desenvolver índices específicos para determinar o reajuste de tarifas de serviços como telefonia e energia elétrica. A idéia é do ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, superintendente-geral do Inae (Instituto Nacional de Altos Estudos). Para ele, índices ao consumidor, como o IPCA, ou gerais, como os IGPs, não têm relação com os custos operacionais desses setores. "A criação de índices específicos para essas áreas de infra-estrutura, com preços administrados, não prejudicaria os investimentos das empresas nem o consumidor, e o impacto na inflação também seria menor", diz. "Além de o uso desse mecanismo eliminar o efeito indevido da variação cambial nesses reajustes."

Próximo Texto: Vizinho em crise: Argentina vai rever contrato de privatizadas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.