São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISPUTA

UE deve acionar OMC contra barreira brasileira à importação de pneus usados
A União Européia deve pedir a abertura de um painel na OMC (Organização Mundial de Comércio) contra a decisão brasileira de proibir a importação de pneus reformados.
Ontem, uma comissão brasileira respondeu a 37 perguntas sobre o tema numa consulta feita pelos europeus. Eles não informaram se abrirão o processo, mas brasileiros que participaram da reunião disseram que é "muito provável" que os europeus optem pelo painel.
Em 2003, o Brasil proibiu a importação de pneus reformados a fim de evitar a aceleração de acúmulo de resíduos -os pneus reformados têm apenas um ciclo de vida. Para garantir as vendas, o Uruguai levou o caso ao tribunal de arbitragem do Mercosul, que deu razão ao vizinho. A União Européia, que tem interesse em exportar os pneus porque a legislação local impede sua colocação em aterros sanitários, quer o mesmo tratamento. (DA FOLHA ONLINE)


Texto Anterior: Panorâmica - Alimentos: Governo da França ameaça vetar aquisição da Danone pela Pepsi, dos EUA
Próximo Texto: Casa própria: Construção diz que bancos podem oferecer R$ 7 bilhões para habitação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.