São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFRA-ESTRUTURA

Venezuela e Brasil são sócios no projeto, avaliado em US$ 2,5 bi

Pernambuco terá refinaria, diz Lula

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A nova refinaria de petróleo que a Petrobras pretende inaugurar no país deverá ser construída em Pernambuco. O anúncio oficial deverá ser feito no Estado até setembro pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez.
A estatal venezuelana de petróleo, PDVSA, participará do empreendimento, avaliado em cerca de US$ 2,5 bilhões. A nova unidade terá capacidade para refinar até 250 mil barris diários.
Para comunicar o fato, Lula se reuniu ontem com o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Os dois tomaram café da manhã juntos no hotel em que o presidente se hospedou durante sua visita a Recife.
Segundo Jarbas, Lula contou que conversou com Chávez por telefone há três dias e disse ao presidente venezuelano que aguardava apenas a Petrobras formalizar a decisão. A refinaria seria construída no porto de Suape, na região metropolitana.
O empreendimento, que vai gerar 10 mil empregos em sua construção, deverá ficar pronto dois anos após o início dos trabalhos. O próximo encontro entre o governador e Lula pode acontecer ainda em agosto.
Os governos do Brasil e da Venezuela trabalham pela intensificação da cooperação entre a Petrobras e a PDVSA na exploração conjunta de áreas, atuação em outros países, atividades de refino e petroquímica. A Venezuela é uma das maiores reservas petrolíferas fora do Oriente Médio.


Texto Anterior: Fiscalização de combustíveis é suspensa em SP
Próximo Texto: Capitalismo vermelho: China desafia as previsões e cresce 9,5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.