São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula dá aval a novo aumento para a gasolina

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu aval a um novo aumento do preço da gasolina, caso a equipe econômica e a Petrobras julguem necessário. Pediu, porém, que fosse feita avaliação política e técnica do melhor momento para a adoção dessa medida.
Os principais motivos que levam o governo a analisar com cautela o novo aumento da gasolina são a temporada eleitoral e o temor de que o preço do barril de petróleo, que anteontem passou dos US$ 49 nos contratos futuros, ainda não tenha se estabilizado.
Como o governo já aumentou, em junho, os preços dos combustíveis por conta da alta do petróleo nos últimos meses, o presidente quer ter certeza quanto à calibragem de um novo aumento.
Subir demais a um mês e meio das eleições municipais de 3 de outubro poderia prejudicar o desempenho dos candidatos do PT e de partidos aliados. Mais: poderia haver risco de, após um aumento, haver necessidade de outro.
Como a Petrobras tem gordura para segurar os preços, Lula recomendou a moderação. A estatal anunciou um lucro de R$ 7,8 bilhões no primeiro semestre deste ano.
(KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Para economista, crise pode virar estagflação
Próximo Texto: Artigo: EUA ignoram déficit comercial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.