São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA

Vaz, candidato da situação, faz petição sobre autoria de e-mail em que o acusa de envolvimento com lavagem de dinheiro

Eleição na Fiesp vai parar na delegacia

MARCELO PINHO
DA REDAÇÃO

Uma das mais disputadas eleições da história da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) parou na polícia. O candidato da situação, Cláudio Vaz, e seu vice, Nildo Masini, apresentaram ontem uma petição à Delegacia de Delitos Praticados por Meios Eletrônicos para averiguar a acusação de que teriam sido caluniados por um membro da chapa da oposição, liderada pelo empresário Paulo Skaf.
O advogado de Vaz, Rubem Cavalheiro, acusa o empresário Laodse de Abreu, membro da chapa da oposição, de ter divulgado uma mensagem pela internet afirmando "ter provas irrefutáveis da participação na referida lavagem [operação Farol da Colina, que prendeu doleiros ligados à CPI do Banestado] de diversos membros da chapa de Vaz.
Na mensagem, supostamente atribuída a Abreu, o empresário, que comanda o Sindicato da Indústria de Azeite e Óleos, acusa Vaz, Nildo Masini (vice na chapa de Vaz), Ângelo Albiero (diretor da Fiesp), Francisco Ramalho (da chapa de Skaf) e Carlos Roberto Liboni (vice-presidente da Fiesp) de envolvimento no esquema de lavagem de dinheiro.
No e-mail ao qual a Folha teve acesso, Abreu classifica o grupo como integrante da "quadrilha da Fiesp/Ciesp" (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Segundo a petição entregue à polícia, o e-mail foi enviado para diversas lideranças empresariais, como o próprio Skaf e o atual presidente da Fiesp, Horacio Lafer Piva, que apóia Vaz.
Piva, segundo a mensagem, retrucou a acusação e chegou a duvidar de sua autoria: "Laodse, aqui quem fala é o Horacio, que você conhece há 40 anos. Que diabo de texto é esse? [...] É você ou um "hacker'?"
Laodse, no e-mail atribuído a ele, confirma ser o autor e desafia Piva a enfrentá-lo "num auditório com 125 sindicatos".
A eleição para a Fiesp será na quarta-feira. Paulo Skaf e Cláudio Vaz são os dois únicos candidatos que concorrem ao cargo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Outro lado: Empresário diz que se baseou na imprensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.