São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Empregadores e indústrias negam responsabilidade

DA FOLHA RIBEIRÃO

O presidente da Associtrus (que reúne produtores), Flávio Viegas, afirmou que a baixa remuneração paga pela indústria que transforma a laranja em suco é a grande responsável pelas irregularidades trabalhistas nas lavouras. "Éramos 30 mil produtores na década de 90 e hoje somos apenas 7.000 em todo o Estado e fechamos contratos em que a indústria nos paga de U$ 3 a U$ 4 a caixa, quando nosso custo de produção é de U$ 7. Não conseguimos oferecer melhores condições de trabalho", afirmou Viegas.
Segundo ele, o ideal seria a indústria assumir a contratação dos trabalhadores, proposta defendida por associações de trabalhadores rurais.
O presidente da Abecitrus (exportadores), Ademerval Garcia, informou que "a caixa de laranja é comprada pela indústria na porta da fábrica, que não tem responsabilidade pela colheita". Ele diz que o preço da caixa de laranja não está baixo. "É negociado entre produtor e indústria. Seguimos o mercado."


Texto Anterior: Setor de laranja paga menos que 1 mínimo
Próximo Texto: Cana-de-açúcar: Queimada em usina mata um trabalhador no PR
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.