São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETROBRAS

Teste confirma óleo leve na bacia de Santos

DA FOLHA ON LINE, NO RIO

A Petrobras confirmou ontem a descoberta de petróleo leve na bacia de Santos, a mais nova e promissora área de produção do país. Segundo a empresa, testes em um segundo poço perfurado no campo de Tupi comprovaram que a jazida se estende ao sul da descoberta de petróleo leve (28 API) já feita pelo primeiro poço, localizado em águas profundas.
O Brasil apresenta tradicionalmente reservas de óleo pesado, de menor valor comercial. Quanto mais próximo de 50 API, maior é a qualidade.
O campo de Tupi é operado pela Petrobras (65%) em consórcio com a BG Group (25%) e a Petrogal-Galp Energia (10%).
O segundo poço está a 9,5 km a sudoeste do primeiro poço descoberto, a 2.166 metros de profundidade. Está a 286 quilômetros da costa sul da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo a Petrobras, há potencial de produção de cerca de 2.000 barris de petróleo e 65 mil metros cúbicos de gás natural por dia. A vazão foi limitada pelas instalações operacionais e de segurança durante o teste e tende a subir nos próximos.
A empresa diz que vai continuidade atividades e investimentos previstos no projeto de produção.


Texto Anterior: Agronegócio cresce 2% no 1º semestre, estima CNA
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.