São Paulo, segunda, 21 de setembro de 1998

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Crise faz Gradiente perder US$ 7,4 mi

free-lance para a Folha

A Gradiente é uma das empresas do setor de eletroeletrônicos que estão sentindo os efeitos da crise mais de perto. A empresa fechou o primeiro semestre de 98 com um prejuízo de US$ 7,4 milhões, segundo a Austin Asis.
Embora ainda negativo, o resultado mostra uma tendência de recuperação, segundo analistas. A empresa informou ao mercado que teve prejuízo de R$ 98 milhões no ano passado. A rentabilidade do patrimônio foi de -241,64%.
A Gradiente investiu R$ 60 milhões na construção de uma fábrica de televisores de tela grande em Manaus (AM), em 97. O investimento mais o agravamento da crise asiática determinaram um desempenho ruim para a empresa, segundo o vice-presidente financeiro, Luiz Roberto Junqueira.
"Se não tivéssemos feito esse investimento, estaríamos tão bem quanto nossos concorrentes", diz Junqueira, referindo-se à Semp Toshiba e à Sharp, que tiveram rentabilidade positiva de 6,32% e 10,85%, respectivamente.
Com a nova fábrica, a Gradiente apostou no futuro. "Resolvemos sacrificar o curto prazo em favor do longo", afirmou. Mas o que eles não esperavam era que o sacrifício custasse quase R$ 700 milhões à empresa.
"Nossa previsão no começo de 97 era que iríamos vender R$ 1,2 bilhão durante o ano. O problema é que só conseguimos chegar aos R$ 440 milhões", afirmou.
Outro fator que também colaborou para a má performance da Gradiente foi a crise das lojas Arapuã. A empresa tem R$ 24 milhões a receber da rede concordatária. "Estamos fora da concordata. Temos títulos de venda que nos garantem essa dívida", disse Junqueira, que espera receber o valor dentro de 12 meses.
Junqueira ressaltou que a empresa teve lucro de R$ 1,7 milhão no segundo trimestre de 98. Em junho a empresa registrou o segundo melhor mês em receita bruta de sua história, com R$ 106,3 milhões. O recorde é de abril de 97, com R$ 113,2 milhões.
O resultado se deve principalmente às vendas de aparelhos de telefone celular para banda B, que entrou em operação no país no ano passado. As vendas podem chegar a R$ 100 milhões em 98.



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