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Crise faz Gradiente perder US$ 7,4 mi
free-lance para a Folha
A Gradiente é uma das empresas
do setor de eletroeletrônicos que
estão sentindo os efeitos da crise
mais de perto. A empresa fechou o
primeiro semestre de 98 com um
prejuízo de US$ 7,4 milhões, segundo a Austin Asis.
Embora ainda negativo, o resultado mostra uma tendência de recuperação, segundo analistas. A
empresa informou ao mercado
que teve prejuízo de R$ 98 milhões
no ano passado. A rentabilidade
do patrimônio foi de -241,64%.
A Gradiente investiu R$ 60 milhões na construção de uma fábrica de televisores de tela grande em
Manaus (AM), em 97. O investimento mais o agravamento da crise asiática determinaram um desempenho ruim para a empresa,
segundo o vice-presidente financeiro, Luiz Roberto Junqueira.
"Se não tivéssemos feito esse investimento, estaríamos tão bem
quanto nossos concorrentes", diz
Junqueira, referindo-se à Semp
Toshiba e à Sharp, que tiveram
rentabilidade positiva de 6,32% e
10,85%, respectivamente.
Com a nova fábrica, a Gradiente
apostou no futuro. "Resolvemos
sacrificar o curto prazo em favor
do longo", afirmou. Mas o que
eles não esperavam era que o sacrifício custasse quase R$ 700 milhões à empresa.
"Nossa previsão no começo de
97 era que iríamos vender R$ 1,2
bilhão durante o ano. O problema
é que só conseguimos chegar aos
R$ 440 milhões", afirmou.
Outro fator que também colaborou para a má performance da
Gradiente foi a crise das lojas Arapuã. A empresa tem R$ 24 milhões
a receber da rede concordatária.
"Estamos fora da concordata. Temos títulos de venda que nos garantem essa dívida", disse Junqueira, que espera receber o valor
dentro de 12 meses.
Junqueira ressaltou que a empresa teve lucro de R$ 1,7 milhão
no segundo trimestre de 98. Em
junho a empresa registrou o segundo melhor mês em receita bruta de sua história, com R$ 106,3
milhões. O recorde é de abril de
97, com R$ 113,2 milhões.
O resultado se deve principalmente às vendas de aparelhos de
telefone celular para banda B, que
entrou em operação no país no
ano passado. As vendas podem
chegar a R$ 100 milhões em 98.
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