UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Snow fala em juro mais alto e confunde mercado

DA REDAÇÃO

No mesmo dia em que divulgou o pior resultado para um ano fiscal de sua história, o Tesouro dos EUA se esforçou ontem para esclarecer declarações de seu secretário, John Snow.
Snow, equivalente nos EUA ao ministro da Fazenda no Brasil, disse, em entrevista ao jornal "The Times", de Londres, que espera uma alta nas taxas de juros, conforme a recuperação econômica ganhe fôlego. O mercado interpretou a afirmação como um sinal de que o Federal Reserve (banco central norte-americano) poderia elevar a taxa básica, hoje em 1% ao ano.
"Ficaria frustrado e preocupado se não houver algum movimento para cima", disse Snow, sobre os juros, na entrevista publicada ontem. Para o secretário, a elevação das taxas seria uma consequência da aceleração na atividade.
Como resultado, os investidores começaram a vender títulos do governo, especialmente de curto prazo, e as taxas subiram para os níveis mais elevados das últimas sete semanas.
Durante o dia, o Tesouro esclareceu que Snow não estava se referindo ao que fará o Fed com relação às taxas básicas de curto prazo. Os comentários do secretário seriam a respeito das taxas do mercado futuro, que, pela lógica, tenderiam a subir com o reaquecimento econômico.
"O secretário respeita a independência do Federal Reserve", disse Rob Nichols, porta-voz do Tesouro americano.


Texto Anterior: Império abatido: Déficit público bate recorde nos EUA
Próximo Texto: Luís Nassif: Final perfeito
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.