UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifas e carnes pressionam a inflação em SP

ALESSANDRA KIANEK
DA REDAÇÃO

Os reajustes de tarifas e a entressafra da carne pressionam a inflação neste mês em São Paulo. Segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, os preços subiram, em média, 0,78% nos últimos 30 dias até 15 deste mês.
No período de 30 dias até o dia 7, a inflação havia sido de 0,73%. Apesar do aumento, o economista e coordenador do IPC, Heron do Carmo, diz que a inflação é pontual e que apenas as tarifas e a entressafra da carne é que trazem problemas para o índice.
Heron cita o núcleo da inflação -que exclui, entre outros, preços administrados e combustíveis- para mostrar que já há uma trajetória declinante. Nos últimos 30 dias até dia 15, o núcleo subiu 0,42%, contra 0,45% até o dia 7.
As carnes e as tarifas foram responsáveis por quase 70% da taxa de inflação nos últimos 30 dias. As tarifas -água e esgoto, táxi, celular e metrô- contribuíram com 0,36 ponto percentual. Já as carnes bovina, suína e de aves, com 0,18 ponto.
Apesar dos aumentos, o economista da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) diz que "essas altas estão com os dias contados".
Segundo ele, tanto os preços da carne bovina como os da de frango já mostram tendência de queda no atacado. Em relação às tarifas, Heron acredita que a pressão deverá terminar no início de novembro. Por conta dessa desaceleração, a Fipe mantém a previsão de inflação para este mês em 0,60%.

IGP-M
A segunda prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) deste mês registrou alta de 0,37%. O índice mostra desaceleração em relação ao 0,67 ponto percentual da segunda prévia de setembro, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas).


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Dragão adormecido: Fipe desaprova ida de Palocci à TV contra remarcações
Próximo Texto: Bancos: Bradesco faz captação de US$ 500 milhões
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.