São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Japão e China são as opções

Parceiro para gasoduto opõe Dilma a Dutra

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, travam uma queda-de-braço para escolher o financiador estrangeiro de um gasoduto no Nordeste, se China ou Japão. Dilma prefere a China. Dutra, o Japão.
Essa disputa foi levada ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou Dilma e Dutra para uma reunião da coordenação de governo.
A reunião de coordenação de governo, que acontece quase toda semana, reúne os principais ministros do presidente e define as diretrizes de governo. Quando há divergências, como no caso, ministros de outras áreas são convocados para o encontro.
Segundo participantes da reunião, Lula ainda não bateu o martelo. Apesar de ter um pouco mais de simpatia pela China, por avaliar que seria mais estratégica no momento uma parceria com aquele país, o presidente disse que fechará com quem oferecer as melhores condições.
Segundo um dos presentes, o investimento do Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste) é de mais de US$ 1 bilhão. A obra faria a ligação entre as malhas de transporte de gás natural das regiões Sudeste e Nordeste. A quantia financiada pelo sócio estrangeiro seria recebida de volta, com juros, após a inauguração da obra.
A Folha apurou que Dutra prefere os japoneses por avaliar que eles já têm mais experiência nesse tipo de parceria com o Brasil. Dutra sugeriu, segundo participantes da reunião, oferecer outros negócios da Petrobras aos chineses como compensação pela eventual escolha do Japão. Já Dilma avalia que uma parceria com a China ajudaria o Brasil a abrir novos mercados naquele país.
Procurado, o presidente da Petrobras declarou, pela assessoria de imprensa, que não tinha "nada a dizer sobre o assunto". Procurada às 18h20 de ontem, a assessoria de imprensa de Dilma disse que ela estava num compromisso.


Texto Anterior: Abertura de agências deve atrasar uma hora
Próximo Texto: Destino verde-amarelo: "Brasil na moda" atrairá turista, diz ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.