São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRADIÇÃO

Consumo se mantém alto, apesar de risco de extinção da espécie

Portugueses insistem no bacalhau

José Manuel Ribeiro/Reuters
Líderes mundiais no consumo de bacalhau, portugueses escolhem postas do peixe salgado


DA REDAÇÃO

Apesar dos alertas de cientistas -que avisam que a pesca contínua de bacalhau em todo o mundo poderá significar a extinção da espécie-, da queda dos estoques do produto e dos apelos dos ambientalistas, os portugueses -maiores consumidores mundiais do peixe e fãs até de sorvete com esse sabor- não se mostram dispostos a abrir mão da iguaria, principalmente nesta época do Natal.
Conforme a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), desde 1970 a pesca vem caindo 70%, para 890 mil toneladas em 2002.
O banimento da pesca já foi convocado nas águas do norte da Europa. A maior parte do suprimento do peixe consumido em Portugal vem da Noruega.
Com 80% de proteínas e ideal para ser levado em longas viagens, o bacalhau do Atlântico alimentou os exploradores que espalharam a língua portuguesa para mais três continentes. Nos países mais pobres do oeste europeu, tem sido uma acessível fonte de proteínas por séculos. A nação, de 10 milhões de pessoas, ainda lidera com folga o consumo per capita do peixe, com 7 kg por pessoa ao ano, conforme dados do governo.

Com a Reuters


Texto Anterior: Para analistas, aumento de juro pelo BC acabou
Próximo Texto: Energia: Fundo financia 154 projetos com R$ 740 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.