São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para analistas, aumento de juro pelo BC acabou

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de quatro meses de aumentos, analistas de mercado dizem que o Banco Central deve manter inalterados os juros no mês que vem. Segundo levantamento feito pelo próprio BC, a expectativa é que o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) mantenha a taxa Selic em 17,75% ao ano na sua primeira reunião de 2005.
De setembro para cá, os juros subiram 1,75 ponto percentual. A justificativa do BC foi a necessidade de fazer com que a inflação fique dentro das metas do governo. Para o ano que vem, o objetivo é fazer com que a alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fique em, no máximo, 5,1%.
Mesmo com a alta dos juros, porém, os analistas consultados pelo BC continuam projetando uma inflação acima desse patamar para o ano que vem. A expectativa é que o IPCA fique em 5,76% em 2005.
Apesar de continuar acima da meta, a projeção é inferior aos 5,90% estimados em pesquisa há um mês. Para este ano, os analistas dizem que a inflação ficará em 7,41% -a meta é de 5,5%, mas admite desvio de até 2,5 ponto percentual.


Texto Anterior: Preços: Gasolina sobe menos e alivia inflação
Próximo Texto: Tradição: Portugueses insistem no bacalhau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.