UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INDÚSTRIA

Empresas siderúrgicas aumentaram produção de aço bruto em 11% em 2002
A indústria siderúrgica aumentou em 10,8% a produção de aço bruto no ano passado em relação a 2001. A produção de semi-acabados -principal item de exportação do setor- cresceu 14,6%, acompanhando o aumento de 29,7% das vendas externas, de acordo com os dados do IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia) divulgados ontem.
O presidente do IBS, José Armando de Figueiredo Campos, anunciou que a produção total atingiu 29,6 milhões de toneladas, volume que colocou o Brasil como o 8º maior produtor mundial de aço. Esse crescimento foi conseqüência de investimentos feitos anteriormente e de distorções estatísticas.
Do total produzido, 15,8 milhões de toneladas abasteceram o mercado doméstico.
As vendas domésticas recuperam-se no final do ano motivadas também pela queda nas importações, estimada em 34,9%. Campos disse que a alta do dólar inibiu as importações, mas foi um fator secundário no crescimento de 29,7% das exportações. Segundo ele, o setor trabalha com encomendas antecipadas e houve modificação no perfil dos compradores.
O IBS projeta crescimento de 4,8% na produção bruta deste ano e aumento de 6% nas exportações. Trabalha com cenário de inflação entre 10% e 11%, crescimento de 2% do PIB e dólar a R$ 3,50 no encerramento do ano. (DA SUCURSAL RIO)


Texto Anterior: Internet: Para Abranet, Brasil Telecom e Telemar subsidiam provedores
Próximo Texto: Petróleo: Empresa dos EUA acha gás e óleo, mas reservatório invade área da Petrobras
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.