UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETRÓLEO

Empresa dos EUA acha gás e óleo, mas reservatório invade área da Petrobras
A companhia norte-americana El Paso anunciou sua primeira descoberta de petróleo e gás no Brasil, mas pode ser obrigada a ceder parte do direito de exploração à Petrobras.
Depois de investir US$ 15 milhões em estudos sísmicos, a El Paso perfurou um poço no bloco (BM-CAL 4) que possui no sul da Bahiao. O problema é que um reservatório de óleo e gás encontrado se estende pelo subsolo de uma área vizinha, concessão da Petrobras em consórcio com as empresas nacionais Queiroz Galvão e Petroserv.
A solução, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), será as duas empresas firmarem um acordo para explorar em conjunto a jazida. A agência só irá interferir se não houver um entendimento. É a primeira vez que uma descoberta compartilhada ocorre no Brasil.
Segundo a El Paso, as perfurações indicaram que existem dois reservatórios no bloco e um deles "invade" a área do bloco BCAM-40.
Segundo o diretor-gerente de Exploração e Produção, Gerson Fernandes, a Petrobras, operadora do bloco, já havia identificado a possibilidade da descoberta ser compartilhada.
O vice-presidente da El Paso, Roberto Almeida, disse que a empresa quer fazer um acordo com a Petrobras, mas ainda é prematuro tratar do assunto antes de determinar o volume de óleo existente nas jazidas.
Segundo Fernandes, a prática de "dividir" um reservatório é comum, sendo conhecida como unitização. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Panorâmica - Indústria: Empresas siderúrgicas aumentaram produção de aço bruto em 11% em 2002
Próximo Texto: Petrobras: Dutra tem a 1ª reunião com petroleiros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.