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TELE VIRTUAL
Estimativa é que faturamento caia 30% nos próximos quatro anos; operadoras migram lentamente para VoIP
Teles já perdem receita na longa distância
DA REPORTAGEM LOCAL
A expansão dos serviços de voz
por internet e a grande competição no setor estão fazendo as operadoras de telefonia fixa perderem receitas nas chamadas de
longa distância. Elas faturam R$
12,5 bilhões por ano com essas ligações, mas essas entradas devem
encolher 30% nos próximos quatro anos, segundo estimativa da
consultoria IDC (International
Data Corporation).
A perda de receitas é maior no
mercado corporativo (em que o
assinante é uma empresa). "No
ano passado, as receitas com
DDD e DDI devem ter caído 4%",
estima Mauro Peres, diretor de
consultoria da IDC.
O caminho das teles hoje, segundo ele, é deixar o VoIP crescer
e depois comprar carteiras de
clientes dos provedores maiores
que sobreviverem à consolidação
desse mercado. "Elas vão migrar
lentamente para o VoIP para não
matar o negócio de ligação de longa distância", observa Peres.
Compasso de espera
As grandes operadoras de telefonia fixa do país -Telemar, Telefônica, Brasil Telecom e Embratel- adiaram ao máximo a entrada no VoIP e só há dois anos passaram a fornecê-lo às grandes empresas. "Elas oferecem o serviço
ao mercado corporativo reativamente, quando o cliente ameaça
trocá-las por um provedor virtual", afirma Peres.
No mercado residencial, elas
vão oferecer o serviço aos clientes
de banda larga, especialmente para aqueles que elas perceberem
que estão diminuindo seus gastos
com interurbano. Por enquanto,
apenas a Brasil Telecom disponibiliza o produto para o consumidor residencial.
A Telefônica informou que deverá lançar o produto no primeiro
trimestre deste ano. A Telemar e a
Embratel, procuradas pela Folha,
não se manifestaram.
O VoIPFone da Brasil Telecom
foi lançado neste mês, "seletivamente", segundo Eugênio Pimenta, diretor de novos produtos da
empresa. E com toda a discrição:
apenas no site da empresa há informações sobre o novo produto,
que ainda não mereceu uma campanha de mídia.
Segundo Pimenta, a venda de
assinatura do VoIP será dirigida
também às pequenas empresas situadas na área de operação da
companhia (regiões Centro-Oeste e Sul), aliada à estratégia da empresa para a expansão da banda
larga.
Até dezembro, a Brasil Telecom
contava com 1 milhão de assinantes do Turbo (a internet banda
larga da companhia). "Estamos
dobrando o número de clientes
do Turbo há dois anos, mas em
2006 vamos crescer menos, pois
esse mercado já está praticamente
atendido", observa Pimenta.
Tendência
A tendência das grandes operadoras de telefonia fixa é buscar
aumento de receitas com serviços
de transmissão de dados, expandir a clientela de internet banda
larga e passar a oferecer conteúdo
de maior valor agregado na rede,
segundo analistas.
"Também deverão buscar uma
elasticidade de preços na telefonia
de longa e média distância, para
que as pessoas falem mais tempo,
evitando que a receita média por
usuário caia muito", diz Peres.
Nesse caminho, vão trombar
com as operadoras de TV a cabo,
que trafegam no sentido inverso,
mas com o mesmo objetivo: disputar o mercado de transmissão
de voz e dados.
"Elas começaram com transmissão de imagem, viraram provedoras de internet e agora estão
oferecendo serviços de voz sobre
IP [VoIP]", diz Petrônio Nogueira, sócio-diretor da consultoria
Accenture. "Os dois segmentos
-telefonia fixa e TV a cabo-
buscam rentabilizar ao máximo
suas estruturas", diz Nogueira.
Segundo ele, as receitas não-provenientes de vídeo das TVs a
cabo dos EUA cresceram 50% entre 2000 e 2004. "As assinaturas de
VoIP das operadoras de TV a cabo americanas devem saltar de 1,5
milhão, em 2004, para 17,5 milhões, em 2008", diz ele.
No Brasil, a operadora de TV a
cabo TVA lançou o seu serviço de
VoIP em 2005 para clientes residenciais. Desde 2004, o serviço é
fornecido a clientes empresariais.
Sua concorrente Net fechou em
novembro passado contratos
com a Embratel que permitirão a
utilização da rede de cabos bidirecionais da maior operadora de
TV paga do país para a oferta de
telefonia sobre Protocolo Internet
(VoIP).
(SANDRA BALBI)
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