São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia brasileira terá avanço muito lento neste ano, diz FMI

DA REDAÇÃO

O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), o francês Dominique Strauss-Kahn, afirmou que o crescimento da economia brasileira neste ano deverá ser "muito lento". Ainda segundo ele, países emergentes como a China e a Índia também terão uma expansão abaixo da tendência histórica recente.
As novas estimativas do FMI para o PIB mundial serão divulgadas na semana que vem, mas Strauss-Kahn voltou a repetir ontem que as previsões serão ainda piores do que as de novembro do ano passado, quando o FMI afirmou que as economias desenvolvidas terão a primeira recessão desde o fim da Segunda Guerra, em 1945.
"Então 2009 não será um bom ano para a economia mundial, mesmo que nós vejamos recuperação no começo de 2010", afirmou o dirigente.
Em novembro do ano passado, o FMI já tinha reduzido a previsão de expansão para este ano do PIB brasileiro em 0,5 ponto percentual, para 3%, e, pelas afirmações de Strauss-Kahn, deverá ser revisada novamente para baixo. De acordo com o boletim Focus (pesquisa semanal feita pelo Banco Central com instituições financeiras), a economia brasileira avançará 2% neste ano.


Texto Anterior: Dados: Vendas de veículos seguem em ritmo
Próximo Texto: Volume de cheques devolvidos cresce 8%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.