São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAÇÃO

Material de construção terá incentivo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A equipe econômica do governo preparou duas medidas de estímulo à compra de materiais de construção. As propostas que serão levadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva visam estimular o crédito para pessoas físicas que pretendem construir ou reformar imóveis.
As propostas foram detalhadas pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), depois de reunião na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. O ministério não quis se pronunciar.
A primeira medida vai permitir que parte dos recursos destinados para microcrédito seja usada no crédito para pessoas físicas comprarem material de construção. Atualmente, 2% do compulsório sobre depósitos à vista -cerca de R$ 2 bilhões- tem que ser destinado ao microcrédito que financia o pequeno empreendedor. A mudança depende de resolução do Banco Central.
A segunda proposta é desburocratizar o Construcard, produto oferecido pela Caixa Econômica Federal para compra de materiais de construção.
Em nota divulgada ontem, a Caixa negou que a contratação do Construcard seja burocrática, mas confirmou que é preciso ter um avalista para tomar o empréstimo na modalidade com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).


Texto Anterior: Volume de cheques devolvidos cresce 8%
Próximo Texto: Déficit da Previdência registra a 1ª queda desde 1995
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.