São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Brinde duplo 1
O superintendente da Cooperativa Vinícola Aurora, Hermes Zaneti, comemora o ineditismo e a potencial vantagem de mercado alavancada pela qualidade. Inédito observar-se um excepcional resultado em todas as variedades das uvas viníferas numa mesma safra, das precoces às tardias, segundo ele.

Brinde duplo 2
O clima nunca é bom o tempo todo para todas as uvas. Este ano foi, diz Zaneti. Diante da concorrência pesada dos vinhos argentinos, que chegam em grande quantidade e a preços baixos, o Brasil responde com safra de qualidade incomparável, o que gerará vinhos especiais em todas as categorias de mercado, diz o executivo.

Exportações de milho
As exportações brasileiras de milho somaram 374 mil toneladas no mês passado, segundo a Secex. O volume caiu 40% em relação ao do mesmo período do ano passado, mas sobe 53% em relação ao de janeiro.

Mais milho
As primeiras estimativas das consultorias norte-americanas sobre o plantio de 2005/6 indicam redução na área de soja e crescimento na de milho, segundo a Céleres, de Uberlândia (MG). O plantio de soja fica em 29,6 milhões de hectares, e o de milho, em 33,5 milhões.

Ainda em 58 milhões
O Instituto FNP mantém a estimativa de produção de soja em 58 milhões de toneladas no Brasil, conforme dados divulgados ontem. As estimativas da instituto superam as demais, que já esperam safra inferior a 55 milhões de toneladas para o período 2004/5.

Normas para soja 1
O Ministério da Agricultura divulgou ontem instrução normativa que regula os procedimentos de fiscalização da produção e comercialização da soja geneticamente modificada da safra 2004/5.

Normas para soja 2
O fiscal do Mapa vai tirar amostras de soja na lavoura. Comprovada a soja transgênica, o produtor deverá mostrar o TCRAC (Termo de Compromisso e de Ajustamento de Conduta).

Em alta
Os preços dos produtos agrícolas recebidos pelos produtores paulistas subiram 5,1% na terceira quadrissemana deste mês, segundo o Instituto de Economia Agrícola. A alta nos preços dos produtos de origem vegetal contribuiu fortemente para os aumentos.

Os líderes
A soja continua liderando a alta no campo, seguida do tomate. Na terceira quadrissemana deste mês, ambos apresentaram aumentos de 34,78% e de 30%, respectivamente. Entre as maiores quedas estão as do amendoim (18,37%) e do algodão (8,43%).

Parceria
A AgroZurita, de Araras (SP), vai vender neste ano 70 mil doses de sêmen de seus touros simental sul-africanos para o Frigorífico Bertin. A proposta do frigorífico é repassar o material para seus fornecedores de boi para abate. A parceria foi anunciada no último sábado, no leilão da AgroZurita, que obteve a cotação média de R$ 168 mil -recorde no país.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Investidor já espera nova alta dos juros
Próximo Texto: Vizinho: Trabalho informal avança na Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.