São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPITALISMO VERMELHO

Energia e ambiente são obstáculos

China deverá crescer 8% ao ano entre 2006 e 2010, prevê instituto

CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM

A China crescerá em média 8% ao ano entre 2006 e 2010, mas terá de superar os obstáculos da escassez de energia e da degradação ambiental levantados pelo ritmo de expansão de sua economia.
A previsão foi apresentada no domingo pelo Centro de Pesquisa sobre Desenvolvimento, principal instituto de análise do gabinete chinês, durante o Fórum 2005 de Desenvolvimento da China, que reuniu cerca de 40 pessoas, entre acadêmicos estrangeiros, integrantes de organismos multilaterais e analistas do mercado.
"O ambiente vai cobrar seu preço, a menos que o país mude o atual modelo de crescimento, baseado no intenso consumo de matérias-primas", disse Zhang Xiaoji, do Centro de Pesquisa sobre Desenvolvimento, segundo o jornal oficial "China Daily".
Apesar dos alertas relativos à pressão sobre recursos naturais e energia, os participantes do evento apresentaram previsões otimistas para a economia chinesa.
Barry Naughton, professor da Universidade da Califórnia em San Diego, afirmou que a China tem uma combinação sem precedentes de elementos favoráveis ao seu desenvolvimento, entre os quais o principal é o alto nível de investimentos. "[Esses fatores] se reforçam mutuamente e criam um rápido crescimento de produtividade em um grande número de setores da economia."
No ano passado, o investimento em ativos fixos, como fábricas e compra de máquinas, cresceu 25,8% e a meta do governo para 2005 é uma expansão de 16%.
O excesso de investimentos em determinados setores é apontado por vários analistas como um dos riscos da economia chinesa. O temor é que haja um aumento de produção que não seja acompanhado pela elevação no consumo.


Texto Anterior: Vizinho: Trabalho informal avança na Argentina
Próximo Texto: Ex-executivo é acusado de receber propina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.