São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coca-Cola fecha compra do fabricante do Matte Leão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Coca-Cola Brasil acertou a compra da centenária Leão Junior, produtora do Matte Leão. O valor da transação não foi divulgado. A marca e os produtos continuarão no mercado, segundo a Coca-Cola.
Com a aquisição, a Coca-Cola vai incorporar 60 produtos da marca Leão, fundada em 1901, e também duas unidades no Paraná e uma no Rio de Janeiro. Segundo informou a Coca-Cola, ontem, o negócio está sob avaliação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Além dos refrigerantes, a Coca-Cola também atua no segmento de bebidas não-alcoólicas com chás gelados, sucos, águas, isotônicos, lácteos e energéticos -são cem produtos no portfólio. No caso de chás, vende o Nestea, que tem 24,8% do mercado, segundo dados da ACNielsen de dezembro de 2006 e janeiro de 2007.
O produto é seguido de perto pela Lipton (AmBev/Pepsi), que detém 23,6% das vendas. O Matte Leão, como chá pronto para beber, é o líder: 41,3%.
Na avaliação da Coca-Cola, no entanto, Matte Leão e Nestea não competem diretamente, por serem consumidas em situações diferentes -o Matte Leão, na beira da praia e, sobretudo, no Rio de Janeiro, que concentra 60% da distribuição.
Em 2006, o faturamento da Leão Junior cresceu 18,2% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 158,9 milhões.
Com a compra da Leão Junior, a Coca-Cola ampliou a presença no mercado de bebidas não-alcoólicas. Em 2005, a empresa comprou a Suco Mais e, no ano passado, a Dell Valle, em parceria com a Femsa.


Texto Anterior: Apesar do apagão aéreo, lucro da TAM dobra no 4º trimestre e triplica em 2006
Próximo Texto: Telecomunicações: Ministro critica veto à compra da Way Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.