UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Sondagem
O setor eletroeletrônico está otimista com os resultados das vendas neste mês. Segundo sondagem da Abinee, o otimismo se justifica pela melhora de alguns indicadores econômicos: valorização do real, queda do risco Brasil, desaceleração da inflação e expectativa de queda dos juros a médio prazo.

Comitê para a Alca
A Abinee acaba de criar o Copalca (Comitê Permanente para a Alca), constituído por empresas do setor eletroeletrônico. O comitê tem o objetivo de colaborar com os negociadores oficiais brasileiros e dos demais países do Mercosul, visando ao atendimento das recomendações que representem os interesses do setor.

Em ponto...
Pesquisa realizada pela KPMG com empresas do setor automotivo dos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra revela que o mercado anda em marcha lenta. De acordo com a pesquisa, a recuperação só deverá acontecer a partir de 2005.

...morto
No Brasil, o mercado automotivo também anda mal das rodas. A exportação tem sido a solução para diminuir a atual capacidade ociosa do mercado, que atinge 40%.

Parceria
O BNDES já definiu os primeiros financiamentos em parceria com a CAF (Corporatión Andina de Fomento). As duas instituições vão investir cerca de US$ 300 milhões na construção de estradas ligando o Brasil à Bolívia e o Brasil ao Peru.

Trabalho duro
O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, anda conversando muito com as empresas de telefonia. Ele quer convencê-las a reajustarem as tarifas abaixo do IGP-DI integral (34%). Miro está otimista.

Tecnologia de defesa
José Viegas (Defesa) abre hoje, no Riocentro, a 4ª edição da LAD 2003 (Conferência Internacional de Tecnologia de Defesa). Cerca de 150 autoridades vão participar do evento. Ministros de Defesa, chefes de Estado e diplomatas de 51 países se reunirão para discutir os rumos da indústria de defesa.

Brindes
Viegas presenteará os ministros, os chefes de Estado e os embaixadores com livros sobre a história brasileira.

Carga...
A Ipiranga vai investir R$ 10 milhões em ações promocionais para os motoristas e caminhoneiros de todo o país . A primeira delas -Carga Pesada 2003- começa no dia 29 deste mês. Quem abastecer com 150 litros de diesel nos postos Ipiranga participará do sorteio de um caminhão da Volks.

...pesada
Já a partir de 18 de maio, qualquer motorista que abastecer com 25 litros de combustível concorrerá a dez veículos Troller 4x4 e credenciais para participar do Rally dos Sertões.

Bola no pé
A KSR Distribuidora -da Votorantim Celulose e Papel- aposta no futebol. Pelo terceiro ano consecutivo, promoverá a Copa Nacional KSR de Futebol Society, evento que vai reunir cerca de 5.000 pessoas durante quatro meses, em aproximadamente 500 jogos.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Solução mista

Nas últimas semanas, cresceu a expectativa de o governo brasileiro voltar a fazer colocações no mercado de títulos soberanos. Diante disso, discutem-se os benefícios potenciais de uma eventual emissão contendo as chamadas cláusulas de ação coletiva (CAC). A pergunta relevante refere-se ao efeito de tais cláusulas sobre os "spreads" cobrados nas novas emissões. Para o economista Celso Toledo, a eventual inclusão de uma CAC poderia resultar em custo maior para os títulos. Ele sugere uma emissão mista, com CACs em apenas parte dos títulos.

FRASE

A julgar pelo rating brasileiro, a CAC poderia resultar em custo mais elevado


Celso Toledo, economista


Próximo Texto: Trabalho: CLT, 60, deverá passar por "faxina"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.