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MERCADO ABERTO
Lula visitará consórcio europeu de TV
O presidente Luiz Inácio Lula
da Silva irá viajar na segunda semana de maio para visitar quatro países europeus
com o objetivo de conhecer as
garantias que eles oferecem para
a implantação do modelo de padrão de TV digital europeu no
Brasil. Os países são Irlanda, Reino Unido, Áustria e Suécia.
O encontro está sendo marcado para aproveitar a ida de Lula à
Viena, no dia 12, para mais uma
reunião de cúpula da Rodada
Doha, envolvendo países da
América Latina e da Europa.
A informação da viagem de Lula à Europa para conhecer as propostas dos países para a adoção
do padrão de TV digital no Brasil
foi dada pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, durante o 5º Fórum Empresarial, em Comandatuba.
Na Irlanda, por exemplo, a comitiva de Lula irá visitar uma fábrica da Intel, que, recentemente,
demonstrou interesse em investir no Brasil. Também estão previstas visitas a fábricas de alta tecnologia em países vizinhos.
Furlan, que acompanhará Lula
na viagem, disse que as garantias
de investimento que estão sendo
oferecidas pela Europa para a TV
digital são "mais consistentes"
do que as dos japoneses.
Apesar de o governo ter escolhido o padrão japonês, o que
mais interessa às emissoras de
TV, Lula decidiu ceder às pressões dos governos europeus para
conhecer as propostas de garantias a serem apresentadas por
eles no caso de o país optar pelo
seu padrão. "Os governos daqueles países têm se comunicado insistentemente com o presidente
para ele conhecer a proposta deles de TV digital", diz Furlan.
Em sua apresentação, ontem,
no Fórum Empresarial, Furlan se
mostrou bastante otimista, apesar de ter sido muito pressionado
por empresários, parlamentares
e governadores presentes ao encontro. Ele previu, por exemplo,
um crescimento de 5% do PIB
para este ano e disse que as grandes empresas privadas reclamam, mas crescem a taxas de
dois dígitos no país.
Sobre a valorização do câmbio,
Furlan disse que não será impeditivo para o Brasil continuar a
exibir megassuperávits na balança comercial nos próximos anos,
a exemplo do que aconteceu com
outros países no passado, como
Japão e Alemanha.
Ele defendeu, porém, uma modernização da legislação cambial,
feita em 1937, no Estado Novo,
quando o problema era escassez
de divisas, e não abundância.
Furlan também foi enfático ao
afirmar que o Brasil não fará nenhuma abertura comercial de
forma unilateral e abrupta, que
era defendida pela equipe econômica da época de Antonio Palocci na Fazenda. "O Brasil defende
a abertura comercial, mas desde
que tenha contrapartidas."
PARA O EXTERIOR
As exportações de jóias atingiram US$ 20 milhões no primeiro
bimestre, alta de 27% ante o
mesmo período de 2005, segundo o IBGM, entidade do setor.
ESTRESSE
O ministro Furlan, normalmente contido, não disfarçou a
emoção em dois momentos no
Fórum Empresarial de Comandatuba. Na noite de quinta, ao
entregar o prêmio de líder empresarial feminina a Viviane
Senna, não conseguiu concluir o
discurso. Ontem, ao encerrar sua
apresentação, pela manhã, também o fez com a voz embargada.
Para muitos, soou como se fosse
a sua valsa de despedida. Ana
Maria, mulher de Furlan, disse
que a emoção era unicamente
fruto de estresse, em razão das
viagens ao exterior. Ela foi, aliás,
motivo de descontração. Em
meio a doações entre R$ 50 mil e
R$ 100 mil, ela doou um mês de
salário de Furlan no governo aos
programas sociais de Viviane. A
propósito, o salário é R$ 8.000.
"REVIVAL" DO REI
Depois de ter adquirido os direitos de exploração da marca Pelé no fim de 2005, a Prime Licenciamentos vê chegar ao mercado
os primeiros resultados de acordos com empresas. A Puma acaba de lançar uma coleção de confecção, calçados e acessórios
com a marca do "atleta do século", enquanto a Claro disponibilizará fotos e imagens para download. Em junho, será a vez de
uma mostra multimídia sobre sua carreira em Berlim, na época
da Copa do Mundo, mas que deve percorrer outras cidades na
sequência, diz Paulo Roberto Ferreira, sócio da Prime. "A mostra será uma ferramenta forte para fortalecer o vínculo com o
nome Pelé, pois muitos não o viram jogar." Uma linha de perfumes será lançada em setembro, mas um dos projetos mais ousados será colocar uma marca de material esportivo com o nome
do jogador entre as cinco maiores do mundo, a médio prazo.
EM CAMPANHA
As grandes vedetes cancelaram
de última hora a ida ao 5º Fórum
Empresarial. O motivo foram as
campanhas eleitorais. O presidenciável Geraldo Alckmin,
muito ligado a João Dória, organizador do evento, alegou o fato
de não ter chegado a um acordo
com o PFL da Bahia. O governador do Estado, Paulo Souto, é do
PFL. E Dilma Rousseff (Casa Civil) alegou a viagem ao Rio para
acompanhar o presidente Lula
na cerimônia de comemoração
da auto-suficiência do petróleo.
GOSTO DO RIO
Uma cachaça para gringo.
Essa é a idéia da Janeiro, bebida tipo premium lançada no
Brasil pela Pernod Ricard,
que acaba de expandir sua
carta de países importadores
na convenção anual de vendas do grupo, na França. De
12 compradores, a bebida
passará a ter 26. Os novos
clientes ficam principalmente
na Europa Oriental, segundo
o gerente de exportação da Janeiro, Eric Sampers. "A nossa
estratégia é mostrar um Brasil
bem contemporâneo, com
características novas totalmente diferentes do tradicional", diz Sampers. Para isso, a marca até contratou uma carioca, Melissa Brasil, que se
tornou embaixadora da Janeiro e a representa em eventos no Brasil e no exterior.
CHURRASCO CANGURU
Com 12 unidades no Brasil, a rede de cozinha australiana Outback
Steakhouse teve faturamento de R$ 80 milhões no último ano, alta de
30% ante 2004. O "time" brasileiro acaba de ganhar o prêmio de melhor operação internacional de 2005, e Peter Rodenbeck, responsável
por implantar a rede no país, foi eleito "Outbacker of the Year".
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