São Paulo, sábado, 22 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EUROLÂNDIA

Recuperação da zona do euro é muito dependente do cenário externo, diz FMI
A zona do euro mostra sinais de que sua economia começa a sair do estágio de estagnação, mas a recuperação ainda é gradual e muito dependente do comércio internacional e das boas condições do mercado financeiro. A análise consta em relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgado ontem.
Segundo o documento, a demanda interna na zona do euro (que reúne 12 países) ainda se recupera de forma "hesitante", um reflexo da debilidade das principais economias, como Alemanha e França.
O relatório também destaca outras ameaças à zona do euro. As incertezas quanto ao ritmo e ao conteúdo das reformas estruturais continuam a pesar sobre o desenvolvimento dos negócios, enquanto o elevado nível de endividamento das empresas atrapalha os gastos com capital.
O Fundo tratou ainda da questão orçamentária -e o Pacto de Estabilidade. Ele questiona se os países conseguirão preservar o consenso em relação à necessidade de uma forte disciplina fiscal e se diz preocupado com "vozes" que pedem o que seria o abandono desse rigor.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Artigo: EUA baterão recorde de importação de petróleo
Próximo Texto: Dias de tensão: Turbulência barra captação do Pão de Açúcar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.