São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil derruba papéis russos e atinge Europa

DA REDAÇÃO

A deterioração da crise brasileira ajudou a empurrar as Bolsas européias ladeira abaixo ontem. O crescente temor de que o país não honre os compromissos de sua dívida também foi sentido em outros países de economia emergente, principalmente a Rússia, cujos títulos lideraram as perdas.
Junto com os papéis brasileiros, os russos são os mais negociados no mercado de títulos das dívidas dos países emergentes. O título russo mais negociado nos mercados internacionais perdeu 5,5% na última semana, caindo para 64,6% de seu valor de face.
"Os investidores foram pegos de surpresa pelo Brasil. Agora querem se ver livres de todo e qualquer risco", disse Alex Garrard, estrategista do UBS Warburg em Londres.
O Brasil também atingiu empresas européias com presença no país, como a francesa Carrefour e a espanhola Telefónica. A Bolsa de Madri caiu 1,91% ontem e a de Paris, 0,85%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Uruguai: Montevidéu protesta contra câmbio livre
Próximo Texto: Euro sobe e Bolsas caem com tensão no mercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.